Movimentação de cargas bate novos recordes com aumento de 26% no ano e 44% no mês 5cz1x

2p5k3m

O ano de 2023 está ficando na história do Porto de São Francisco do Sul em razão dos seguidos recordes que vem alcançando na movimentação de cargas.

Desde janeiro houve crescimento constante nas exportações e importações de mercadorias, o que resultou num aumento de 26% nos cinco primeiros meses do ano, em comparação a 2022. Somente em 2023, a movimentação de carga alcançou 6,3 milhões de toneladas, enquanto que no ano ado foram 5 milhões.

Destaque para a exportação, que representou 59% do total, com 3,7 milhões de toneladas. Os grãos (soja e milho) lideram a lista dos produtos enviados ao exterior (3,3 milhões de toneladas). Na sequência, estão o óleo vegetal (120 mil toneladas) e a madeira (108 mil toneladas). Já a importação somou 2,6 milhões de toneladas (41% da movimentação). O setor metalúrgico (1,4 milhão de toneladas) e os fertilizantes (973 mil toneladas) foram as principais mercadorias recebidas de outros países.

“Os números comprovam que Santa Catarina é um estado que produz muito. Vamos continuar incentivando os setores das nossa economia para que tenhamos cada vez mais recordes assim pra comemorar”, destacou o governador Jorginho Mello.

"Este desempenho só comprova o grande potencial logístico de São Francisco do Sul e com o protagonismo que a gestão do governador Jorginho Mello vem dando ao setor, podemos aumentar as expectativas de novas conquistas na direção do desenvolvimento econômico do nosso estado”, salientou o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, ressaltou a importância desse resultado para o sistema logístico nacional. “Atendendo ao comando do Governador Jorginho Mello, a istração do Porto está trabalhando para assegurar as condições adequadas de infraestrutura terrestre e aquaviária para que esse crescimento na movimentação de cargas possa se consolidar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região e do Estado de Santa Catarina”, disse.

Em maio, crescimento de 44%

Somente no mês de maio, a movimentação de carga no Porto de São Francisco alcançou 1,2 milhão de toneladas, registrando um impressionante aumento de 44% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram movimentadas 833 mil toneladas.

As exportações em maio somaram 800 mil toneladas, sendo a soja (748 mil toneladas) o principal produto enviado ao exterior, seguido por madeiras (27 mil toneladas) e óleo vegetal (20 mil toneladas). As importações, por sua vez, alcançaram 439 mil toneladas, puxadas pelos fertilizantes (204 mil toneladas) e mercadorias do setor metalúrgico (186 mil toneladas), como bobinas e barras de aço, que vem principalmente da China.

Informações adicionais para a imprensa:

Billy Culleton - Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul

E-mail: [email protected]

Fone: (48) 99968-3091

Site: www.portosaofrancisco-br.noticiascatarinenses.com - Redes sociais: @portodesaofranciscodosul

Galeria 1q1r5o

ÚLTIMAS NOTÍCIAS p6eu

Mais notícias
15 Mai

Informativo interno destaca a visita do secretário nacional de Portos a nosso terminal 111y5r

30 Abr

Resultado do Edital de Nível Superior Nº 01-2025, dos candidatos classificados e aprovados na primeira etapa do processo 5v4ve

25 Abr

Porto de São Francisco participa da maior feira de Logística da América 1x51m

16 Abr

Informativo interno detalha o projeto inédito no Brasil de gestão ambiental 3d2545

28 Mar

Aprofundamento do canal de o reduzirá despesas para os navios 27g3c

21 Mar

Parceria para transformar a Baía da Babitonga em um dos melhores os portuários do Brasil 2s5u5q

20 Mar

Informativo interno mostra a história da primeira estivadora sindicalizada de Santa Catarina 36253w

14 Mar

Inscrições abertas para estágio de nível superior e técnico no Porto de São Francisco do Sul 5n5q6n

13 Mar

Portos assinam contrato histórico para dragagem do canal de o da Baía da Babitonga 65o2k

25 Fev

Segurança Portuária de São Francisco do Sul atende às normas internacionais 4b346i